Metodologia e vida acadêmica

Há tempos me pergunto acerca da relevância e método da disciplina que pesquiso. A melhor resposta que encontrei é esta: lidar com problemas, teorias e argumentos. Posto desta forma, não se esclarece muita coisa, pois disciplinas científicas também fazem isso. A natureza dos problemas filosóficos ainda permanece. Para clarificar a questão, o melhor mesmo é avaliar a atividade propriamente dita dos filósofos.

Até há uns 300 anos atrás, a filosofa se confundia com ciência. O método experimental como crivo para teorias falsas surgiu inicialmente com o que se conhece hoje por física. De lá pra cá inúmeros problemas filosóficos obtiveram atenção de cientistas e encontraram respostas.

Houve recentemente uma pesquisa que infelizmente não contemplou o brasil, onde se pergunto aos filósofos acerca de sua posição teórica em tópicos considerados filosóficos por natureza como a existência de Deus e o conhecimento. Os dados estão expostos aqui.

É uma característica interessante mencionar algo que por vezes se esquece.

Hoje a ideia de filósofo está associada as grandes universidades e aos maiores nomes. Há divisões claras de questões, sendo as duas maiores linhas de pesquisa metafísica e epistemologia.

Mas e quanto as ideias e inovações ocorrendo fora da universidade, será que os filósofos acompanham e incorporam em suas discussões? É importante notar que há autores que não se limitam a trabalhar em uma linha somente devido ao mundo
não ser fatiado a nosso gosto. Pode-se afirmar que isto é por questões de organização, e classificar obras sem um perfil definido fica a critério da recepção que temos.

Por outro lado, esse modelo institucional está passando por mudanças, pois o conhecimento sendo transferido para o ambiente online retira a necessidade de diplomas, e alguns setores necessitam apenas de comprovação prática.

A médio prazo penso que a academia será enxugada, permanecendo apenas aqueles que se mantiverem atualizados em aplicações tecnológicas.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s