Complexidade Assassina

Na sociedade da informação é um tanto incomum encontrar pessoas que vivam nas cidades e não estejam conectadas. A rede já faz parte da vida, e é tão real para os objetivos das pessoas, como o são as ruas. Para alguns isto é mal, e seria melhor voltarmos a um período anterior, onde não havia nenhuma tecnologia sofisticada, e vivíamos em tribos correndo nus.

Em geral, pessoas que defendem ideias semelhantes ou o fazem por perceber algum risco iminente, ou por assumir que estamos cultivando valores distorcidos. Me alinho ao primeiro grupo, penso que há riscos sérios para o modo como estamos ‘progredindo’, e seria interessante adotar políticas que aumentassem nossa coordenação como espécie, assim como a segurança geral contra catástrofes.

Não me entendam mal, diversas tecnologias surgidas nas últimas décadas são surpreendentes, e as utilizo diariamente. Porém, admito com o aumento da complexidade, vem uma exposição maior a cisnes negros negativos, isto é, eventos catastróficos, que resultam de nossa tentativa de aumentar a eficiência.  

A grande depressão, crises econômicas, desastres nucleares como o de Fukushima ocorrem não por incompetência, mas por cegueira nossa situações antes nunca ocorridas. A usina japonesa foi desenvolvida considerando o ‘maior’ terremoto ocorrido na região, de 8,2, e mesmo assim não evitou que ocorresse uma contaminação.

Estes eventos não podem ser eliminados, são uma parte intriseca da natureza. E surgem quando os sistemas atingem pontos críticos. Foi o que ocorreu em 2008, o mercado imobiliário americano sofreu um colapso devido as hipotecas de casas, gerando um débito que se transferiu para diversas partes do mundo.

Em resumo, pode-se parecer alarmista levantar este tema. Todavia, é sempre bom ter uma margem de segurança quando a consequência para a negligência é a extinção.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s