Ciência Subjetiva

A primeira lição que se ensina em um curso de ciências sociais é que pensamos relativamente ao nosso grupo. Isto nem sempre é óbvio, pois tendemos a assumir que nosso modo de vida é  ‘o’ modo de vida. No entanto, na história da ciência, temos sugestões muito mais fortes, cuja as implicações já não são tão óbvias.

Soube hoje que os cientistas são parciais e o ideal de imparcialidade é uma ficção. Até ai, sem problema, a questão reside no alcançe dessa proposição. Um físico ficará preocupado caso haja uma diferença de duas casa decimais entre suas previsões e o resultado empírico. Todavia, um economista não.

A exigência para cada ciência é diferente, assim como o método. Disso se segue que se não podemos esperar que todas se desenvolvam com igual velocidade, e a história está ai para provar isso. Mas há similaridades. Uma matemático sabe que as ferramentas desenvolvidas por seus estudos podem ser encontrados em vários níveis de realidade.

Afirma-se que a imprecisão das ciências sociais reside no seu recente nascimento, e que ainda precisa alcançar a maturidade. Aceito este argumento, mas não algumas implicações. Por exemplo, qualquer economista defendendo a liberdade de mercado é um burguês defendendo sua classe. A resposta a esta abordagem já foi avançada por Popper, que aceita a limitação dos cientistas, e a influência do seu grupo social, mas rejeita o relativismo.

A grosso modo, afirmar que a pessoa pertence a um grupo não contribui muito para o debate, pois este é um pressuposto aceito pela generalidade das pessoas. Recusar os argumentos de alguém por ele pertencer ao grupo A ou B é ceticismo injustificado, pois o maior idiota do mundo pode afirmar que o sol está brilhando, mas isso não fará ele se apagar.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s