Mary, mais uma vez

Tenho de admitir, o argumento de Mary não me causa a perplexidade que causa a certos filósofos. Inicialmente, porque penso ser essa uma questão resultante de uma confusão com o que se entende por “explicação”.  Alguém que domine todos os fatos científicos acerca da cor vermelho, não sabe o mesmo que alguém a experienciando?

Acredito que a resposta fornecida por Massimo aqui ajuda a dissolver a confusão, no entanto, tenho outras colocações a fazer. Primeiro, quando ao foco dos estudos os quais buscam a perspectiva de primeira pessoa como ponto de partida para análise. Até onde entendo, explicar algo é admitir que nossas percepções limitadas, são demasiado perigosas para serem tomadas como ponto a favor de uma posição filosófica. Já a algum tempo que a introspecção não é um método confiável de obter conhecimento.

Todavia, percepção e introspecção não são o mesmo, e alguém poderia objetar afirmando que quando sinto dor, não posso transferir a informação de todo. Mas sei que posso tranferir, seja através da empatia, seja por meio de explicações científicas, algo o qual a pessoa poderá usar para reconstruir a experiência. Talvez para alguns esta informação não seja tão valiosa quanto a presente quando experienciamos uma cor.

A existência da consciência fenomenal gera discussões pormenorizadas. Porém, de um modo geral, penso que a resposta para estas questões já esteja por aí, ou seja, as diversas funções cognitivas as quais contribuem para a consciência(awareness) geraram uma adaptação que nos permite ter uma ideia mais acurada do que ocorre conosco, e isto é inegavelmente um vantagem a qual utilizamos para superar competidores.

Concordo que ainda não atingimos uma explicação completa do que seja a consciência, mas daí não se segue que a atitude correta é admitir que determinadas experiências, sejam intransferíveis.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s