O retorno

Retornando a escrever, após algum tempo considerando as possibilidades da carreira. Planos provisórios para 2013(meio tarde, ja estamos em Março):

– Escrever artigos, muitos artigos. Há vários em forma de draft: Sobre aprimoramento humano, computacionalismo, caridade efetiva e racionalidade. Por hora, fique-se com os mais urgentes.

– Para o encontro de graduação da USP(2013), irei apresentar uma distinção básica feita entre racionalidade epistêmcia e instrumental. A primeira diz respeito a obtenção de crenças verdadeiras,a segunda, a eficiência em realizar objetivos práticos. Ser epistêmicamente racional, é ser metodologicamente disciplinado a ponto de atingir crenças prováveis através de um mapa acurado da realidade. Por outro lado, a  racionalidade instrumental diz respeito a capacidade do agente de atingir seus objetivos práticos.

Há uma série de detalhes adicionais importantes, como o debate com epistemologia tradicional e a formalização recente de conceitos como conhecimento, crença e evidência. No último caso, me alinho a epistemologia formal, e acredito que ter graus de crenças é uma maneira adequada de avaliar opções. Há quem faça isso implicitamente, quando põe as questões em termos de provável ou não.

– Promover a divulgação do transhumanismo. Esse objetivo é mais limitado. Não há um ambiente já formado como o de língua inglesa, onde futuristas escrevem sobre ficção científica, nanotecnologia, inteligência artificial de modo sóbrio. O que temos é jornalismo, o que não é algo mal. Todavia, o reconhecimento acadêmico é igualmente importante.

– Apoiar e divulgar grupos como GWWC e GiveWell acerca da avaliação de ONGs. Por vezes as pessoas tendem a doar $ sem ter uma correta especificação de como esse dinheiro será investido, ou seja, fazem um mal investimento. Penso que essa deveria ser uma das prioridades daquelas pessoas que acreditam na doação como forma de redução do sofrimento ou incentivo para pesquisas .

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s