Reputação

Há tempos um dos critérios adotados pela humanidade é medir o passado de uma pessoa, suas atividades e a “experiência” em um determinado assunto. No entanto, após a internet surgiram bolhas onde grupos específicos criam regras próprias e adotam-nas como forma de manejar as relações.

Pensando acerca das mudanças no sistema de publicação que estão para acontecer, é de se supor que foruns com sistema de karma e outras formas de medir a contribuição dos indivíduos, terão uma participação maior do que simplesmente o status de uma posição acadêmica. Além disso, há quem pense ser a academia nos moldes atuais um tanto arcaica, tanto o modelo de aula quanto a personalização do ensino.

A educação online é a bola da vez e muitos sistemas online empregando técnicas de aprendizado de máquina para medir o desempenho dos aluno é bem melhor do que o olho dos professores, com seus recursos cognitivos limitados.

Na verdade, conseguir medir de forma mais precisa as falhas das pessoas ajuda a encontrar os pontos onde ela pode contribuir, e ser melhor aproveitada.

Como a desigualdade não tende a diminuir, o que se poderá fazer é aumentar a taxa de mobilidade entre grupos como forma de diversificar o ataque a problemas comuns a grande parte das pessoas, como os riscos existenciais. Em certo sentido, as diferenças de disposições podem ser conferidas com maior transparência a médio prazo, e isto pode ser bom ou mal, já que muitas posições de destaque são sustentadas por pessoas com capacidade duvidosa para a função.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s