Automação e Trabalho

Em um dos últimos livros sobre singularidade o autor avalia como avanço da automação irá afetar os trabalhadores(entre outras coisas). Consensualmente se aceita isto: a tendência é automatizar todas as funções consideradas operacionais e repetitivas. No entanto, mesmo aquelas atividades consideradas de alta qualificação irão ser sofrer com a contínua substituição de cargos. Duas alternativas surgem de imediato: regulação e mesclagem.

Certamente haverá resistência para  posições não sejam substituídas por robôs visivelmente superiores; pode ser o caso que se retarde o processo de substituição. Mas acredito que isto irá inevitavelmente ocorrer, por questões de eficiência. Agentes com capacidade de coordenação superior, ocupam altos cargos porque as características que possuem são difíceis de serem copiadas, ou mesmo de serem encontradas em um único sujeito. Sendo assim, indústrias dificilmente deixarão de implementar inovações quando se tornam viáveis economicamente.

A outra alternativa é adquirir habilidades que não ponham em pé de igualdade com as máquinas ou nos dêem capacidade para adquirir outras funções. Isto já ocorre. Quando alguém é destituído de uma posição, pode permanecer desempregado ou adquirir qualificação para atingir novas posições. Tecnologias de todo tipo podem ajudar nisso. Novos modelos de educação e reformulações institucionais epistemicamente guiadas podem contribuir, componentes externos de interface homem-máquina também. De um modo geral, atingir avanços significativos em larga escala é mais fácil via tecnologia.

Em suma, o processo de automação irá continuar assim como a economia irá crescer, pace as crises. Funções que exigem menos sofisticação serão gradualmente sendo substituídas. Possíveis impedimentos legais podem retardar o processo.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s