Alarmismo ou Perigo Real?

Quando se trata de questões globais com implicações éticas para futuras gerações, tende-se por vezes a ser confundido com alarmistas. Existem inúmeras causas deste gênero, e não é fácil distinguir as pessoas com atitude sóbria, daquelas que aproveitam as preocupações acerca do aquecimento global para lançar mais um livro.

O aquecimento global é um problema sério, mas não é o principal nem o único, é apenas o mais fácil de ser compreendido.

Há quem pense ser a inteligência artificial amigável o maior dos problemas a serem solucionados, mas para entender isto é necessário percorrer distâncias inferenciais longas. De fato, o Exterminador do Futuro e outras obras de ficção trabalham o tema, mas estes exemplos são perniciosos em vez de informativas, pois pecam por antropomorfismo.

O ponto inicial para distinguir entre tipos análises é avaliar os dados, sem se envolver em histórias ficcionais que soam mais prováveis. Por exemplo, afirma-se que um dia a Internet irá ganhar consciência própria, surgindo a partir da interação das partes e aumento da “complexidade”.

Considero este cenário bastante implausível, põe um peso excessivo na analogia feita com processo de otimização que é a evolução. Somente em um sentido vago é que a Internet “evolui”.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s