Leituras do dia

Skyrms, B. The Evolution of Social Contract

Busca inspiração em teoria dos jogos como forma de explicar determinadas idéias defendidas por contratualistas, entre elas: justiça, contrato social, obedecer regras, bens comuns etc. Formalizar estas ideias é interessante já que o contratualismo está entre as teorias normativas atuais que ainda podem ser defendidas. Além disso, se admitirmos a origem de intuições acerca da justiça, cooperação e altruísmo em geral na forma de jogos, fica um tanto menos complicado acomodar certos aspectos normativos como o que fazer em situações há preferências conflitantes.

 

Baginni, J. The Philosopher Toolkit: A Compendium of Philosophical Concepts and Methods

 

Formação básica em filosofia é importante para pessoas que necessitam entender porque os filósofos não gostam de responder de forma rápida os problemas, e preferem elaborar sistemas teóricos de todo tipo para estar de acordo com suas intuições. Esse livro é basicamente uma caixa de ferramentas com as principais distinções conceituais e termos utilizados por filósofos seja para criticar, seja para clarificar teorias, noções e argumentos.

 

Stiglitz, J. Freefall: America, Free Markets and the Sinking of the World Economy

 

A crise econômica de 2008 surpreendeu inúmeras pessoas, incluindo economistas. Vários livros foram escritos buscando entender as causas, conseqüências e possíveis soluções. Este é um deles. Basicamente, é Keynesiano, defendendo o investimentos do governo para salvar a economia. Outro que li e segue na mesma linha é o End This Depression Now, do Krugman.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s