Idealistas e Praticantes

Crie-se um espectro onde seus pensamentos mais abstratos estão no fim, enquanto seus pensamentos direcionados as questões mais próximas estão no início. Faça isto, e você terá uma ferramenta de análise que indica a variação entre tópicos os quais as pessoas utilizam diversos tipos raciocínio.

Para questões abstratas e distantes como pessoas futuras que irão nascer, utilizamos conceitos e modelos os quais não se atém características demasiado específicas, e sim a padrões de funcionamento que por ventura possam melhorar o mundo através de intervenções a longo prazo.

Em questões mais próximas e práticas como o que você fará hoje para ganhar dinheiro, empregamos conceitos instrumentais e heurísticas que resolvam o problema, sem nos preocupar tanto com um possível padrão subjacente que governem o modo como se solucionou uma questão.

Idealistas tendem a querer salvar o mundo através princípio último que será aplicado indistintamente do contexto, enquanto praticantes preocupam-se apenas em não perder o patrimônio que já possuem. Os dois tipos de raciocínio podem residir em um mesmo indivíduo, sendo aplicáveis as suas devidas questões quando formuladas. Porém cada um destes pode levar a equívocos que o outro ajuda a amenizar.

Um idealista pode se ater aos padrões sem preocupar-se com as aplicações e conseqüências imediatas das sua utilização, algo que o praticante não admitirá, questionando o primeiro acerca das implicações. O praticante por outro lado pode adotar atitudes demasiado simplistas, afirmando que não há motivo para buscar princípios últimos que expliquem esta situação de forma tão detalhada.

Como é de se esperar, o ponto de resolução não se encontra no divisória entre as duas formas de raciocinar, e sim no equilíbrio que o problema permite atingir sem que os custos não se tornem maiores do que os benefícios advindos da solução.   

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s