Discordar para quê?

Imagine um tópico no qual você acredite que sua posição é provavelmente verdadeira, enquanto a de outra pessoa é falsa. Agora considere isto, esta outra pessoa é tão inteligente e criativa quanto você, conhece seus argumentos detalhadamente, só ocorre que ele simplesmente não aceita a conclusão.

Esta é uma situação paradigmática de discordância. A resposta “básica” em situações como essa é admitir que pessoas racionais devem concordar, ou seja, dois agentes caso tenham acesso as mesmas informações, devem chegar a mesma conclusão, e estabelecer iguais credências para um determinado evento. Todavia, se sabe que atingir este estado epistêmico ideal não é possível, de modo que heurísticas que nos ajudem em situações como essa são bem vindas.

Uma delas é admitir que há a discordância, e a partir daí adotar alguma atitude. Uns afirmam que devemos manter as crenças iniciais ao saber que temos um par epistêmico igualmente capaz. Outros sugerem que devemos nos mover em direção ao centro, isto é, se afirmo que determinado evento possui uma probabilidade 0.8 de ocorrer, enquanto o par epistêmico indica 0.2, tanto eu quanto o meu par estamos descalibrados, e devemos no mover 0.5.

Todavia, esta atitude não funciona em todos os casos, pois certamente há situações onde estou correto(ou errado) logo de início, sem necessitar mover minha credência em direção a do meu par epistêmico. Neste caso posso afirmar que não tínhamos acesso a mesmas informações, e que portanto um haveria de estar equivocado.

Acredito que isto ocorre na maioria dos casos, ou seja, quando há discordância, é porque um dos lados, ou os dois, seguiram a linha de raciocínio errada.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s